domingo, 15 de maio de 2011

Fundada por Jovens e para Jovens!

Fonte : Boletim Brasileiro da SSVP março/abril 2011,pag 26

Apresentação da Comissão Nacional de Jovens na Romaria Nacional dos Vicentinos em Aparecida-2010

A Sociedade de São Vicente de Paulo nasceu no seio de um grupo de jovens amigos, com o objetivo de irem ao encontro dos pobres e praticarem a caridade. Hoje, continua o mesmo desafio da época: servir os mais necessitados e ampará-los nos sofrimentos deles.

Naquela época, muitos eram os anseios da juventude. Nada diferente de nossa realidade atual. Os jovens sonhavam por um mundo melhor e buscavam lutar dentro de suas limitações para que pudessem conquista-lo. Hoje, ademais os anseios de nossos fundadores por meio da prática da caridade, almejamos a nossa santificação pessoal e ao constante crescimento e renovação desta grande “Rede de Caridade”.

As comissões de Jovens devem buscar sempre revitalizarem a nossa rede de caridade em uma rede de amizade, onde uns acolhem os outros e passam a fazer parte de suas vidas mutuamente, trocando experiências, partilhando os anseios e também as angústias, confraternizando com os amigos de caminhada e missão as experiências vividas seja nos aspectos missionários, pessoais ou profissionais.

Durante toda a caminhada, o jovem está sujeito aos erros e acertos, mas acima de tudo, prevalece o espirito da caridade e a imensa vontade em acertar nos projetos da SSVP, buscando a unidade da diversidade e compreendendo que este é o grande desafio na fase juvenil, quando os questionamentos surgem facilmente. Nessas situações, atitudes como a escuta, diálogo, compreensão, discernimento, autoajuda, esperança, mas sobretudo, a perseverança fortalecerá cada jovem em sua caminhada missionária.

Jesus disse: segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. Eles imediatamente deixaram as rede e o seguiram “(mt 4, 19-20). Hoje, somos chamados por Jesus a segui-lo nas fileiras da sociedade de São Vicente de Paulo, cativando outros jovens a fazerem parte desde movimento, proporcionando a eles o espaço que precisam para serem missionários, para serem jovens que evangelizam outros jovens.

Mas nesta estrada, podemos passar por momentos quando os jovens irão optar por seguir outro caminho, irão fazer escolhas que os tornarão felizes seguindo a Jesus Cristo. Mesmo em outros campos de batalha, estarão também do nosso lado, derramando azeite sobre as feridas dos que sofrem, pois o carisma de Vicente de Paulo estará dentro do coração de cada um que por esta ‘Sociedade’ passar.

O chamado missionário acontece quando Deus nos escolhe. Neste momento é preciso estar pronto a servir Jesus Cristo na pessoa do pobre, e prontamente dar o “SIM” ao serviço do Reino de Deus. talvez, surjam neste momento as dúvidas relacionadas ao fato de estarmos prontos ou não para este chamado, mas se Ele nos convida que confiemos na providência divina e de fato nos entreguemos ao serviço. Cristo morreu por nós e continua de braços abertos para nos acolher. Ele te escolheu porque você é importante para Ele, aos pobres e à sociedade de São Vicente de Paulo.

Por mais desafios que surjam na caminhada Vicentina, Seja forte! Seja Jovem! A SSVP precisa de Você. Os pobres aguardam o bom trabalho das comissões de jovens para que possamos atendê-los mais e melhor!!!



Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confrade Vitor Carvalho Gomes

Coordenador da Juventude da Região II

Nenhum comentário:

Postar um comentário