sábado, 7 de maio de 2011

Círculo Operário Católico São Jose de Barbalha

fonte:Maria Zuleide de Lima Nogueira-IGREJA CATÓLICA DE BARBALHA – COMUNIDADE EM AÇÃO/2009.

As organizações religiosas trazidas a Barbalha, mas precisamente no final do século XIX para o início do século XX, partiram da necessidade de recriar oportunidades de trabalho e soluções para os problemas sociais, principalmente a fome e a miséria, decorrente do descaso do poder público. Em virtude desses problemas sociais a classe operária carecia de uma entidade que estivesse ao seu lado para apoiá-la e garantir sua sobrevivência. “O círculo operário São José surgiu no Brasil, em 1930, como sindicato para dar assistência ao trabalhador desocupado. Em Barbalha, no ano de 1932, foi fundado o Círculo Operário São José de Barbalha, em 19 de março”. (Trecho da entrevista com o presidente José Augustinho dos Santos em 15 de novembro de 2008).

Segundo o Sr. José Augustinho dos Santos, o Círculo Operário São José vem realizando rigorosamente suas atividades sociais junto às pessoas carentes de Barbalha. Os circulistas, como são chamados, tem sua maior festa, durante o mês de março, com os festejos ao santo, considerado patrono dos circulistas, São José. Neste dia são várias as atividades festivas, desde a novena ao desfile da banda filarmônica São José pelas ruas da cidade, esta com sede a Avenida Coronel João Coelho, S/N, centro de Barbalha. O Círculo Operário São José através de sua escola de música proporciona aos jovens a oportunidade de estudos musicais em sua própria cidade. Sobre a fundação e atividade da Filarmônica São José, discute o seguinte texto:

“A Filarmônica São José é de propriedade do Círculo Operário de Barbalha. Fundada em 1945 pelo presidente José Eduardo de Sá Barreto e hoje com a fundação da escola de música Major Anísio instrui jovens a se promoverem. A filarmônica São José exerce as suas atividades com músicos amadores e é composta de um maestro e vinte músicos.

A Filarmônica São José se apresenta durante toda a festa de Santo Antônio, em alvorada festiva nos seguintes horários: 05:00 horas e 12:00 horas. À noite vai buscar a imagem de Santo Antônio na casa do noitário, vindo em cortejo processional até a igreja Matriz. Após missa, acompanha a imagem, indo entregar na residência do noitário seguinte”. (Idem, pág. 37: 2000).

Os primeiros circulistas considerados os fundadores do Círculo Operário São José, segundo o Sr. José Augustinho dos Santos, foram: Henrique Fernando Lopes, Melquiades da Costa Veloso, Antônio José de Queiroz, José Paulo, João Fidele, Cláudio Couto, José Duarte de Sá Barreto. Destacando-se entre eles a figura dos circulistas Henrique Fernando Lopes, José Duarte de Sá Barreto, Claudio Couto. Quanto ao patrimônio erguido em benefício dos circulistas pobres está reduzido hoje ao prédio em que funciona a Caixa Econômica Federal(* dentre outros, onde funcionou também )a sede do Círculo Operário Católico São José localizado à Avenida Coronel João Coelho, nº 55, centro de Barbalha.

Hoje a diretoria está assim constituída:

Presidente: Augustinho José dos Santos

Vice-Presidente: João Teixeira de Luna*
Tesoureiro: Valdeci Monteiro Melo

Secretário: Francinete Rolim

Comissão de Compras: Letícia Pereira e Miguel Davi de Santana

O Círculo Operário São José desenvolve suas atividades em parceria com a paróquia de Santo Antônio. Possui um quadro de sócios gozando de todos os direitos estatutários. As reuniões acontecem em sua sede, mensalmente. (Entrevista concedida em 15 a 20 de novembro de 2008).



*acrescentado pelo autor deste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário