ssvp em Barbalha

BREVE HISTÓRICO DA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO EM BARBALHA


POR PROF. UMBERTO BRITO



"Vicentinos nós brasileiros

Numa festa só de amores

Ao patrono da esperança

Damos graças e louvores

Paz aos necessitados com Deus no coração"



(Trecho extraído da Música de Ronaldo Carneiro da Silva

e Normando Carneiro da Silva)



Não seria surpreendente que a boa árvore plantada em terreno preparado por mãos tão hábeis, demorasse a multiplicar-se em novas entidades congêneres, assim foi que a cidade de Barbalha teve a sua conferência vicentina “Imaculada Conceição de Maria”, em 1º de abril de 1883 e teve como fundadores: “Padre João Francisco Nogueira, Pároco de Barbalha e presidente da conferência; Sebastião Manoel de Sampaio, vice-presidente; Antônio Manoel da Costa, tesoureiro; Joaquim Pereira da Silva, secretário; José de Sá Barreto Sampaio, “Zuca Sampaio”; Aldones da Cunha Callou; Antônio Apolinário de Lima; João Rodrigues Vieira. A conferência “Imaculada Conceição” de Barbalha, foi a 8ª em todo o Ceará em ordem de fundação”. (Neves, pág. 87, 2000).

Daí em diante foi rápida a expansão. Já no início do século XX, várias conferencias foram fundadas em Barbalha. Hoje, sociedade de São Vicente de Paulo tem uma sede própria, construída na década de 1940 em terreno doado pela senhora Maria do Rosário Sampaio, naquela época e hoje a Rua dos Salvatorianos, 148, que de acordo com sua hierarquia funciona o Conselho Particular Vicentino de Barbalha. Os trabalhos sociais desenvolvidos nas conferências vicentinas vão desde a visita ao doente, em seu próprio domicílio a ajuda financeira aos seus socorridos. Com a nova edição da regra da Sociedade São Vicente de Paulo de 2007 adotou-se: confrades e consócias para serem membros, homens e mulheres respectivamente. O conselho particular vicentino de Barbalha tem hoje, 15 conferências com 11 conferências na zona urbana e 04 na zona rural, dentre estas 01 conferência de crianças e adolescentes no bairro Cirolândia. De acordo com o mapa anual de 2007 do Conselho Particular Vicentino de Barbalha, existem na cidade, 134 confrades e 128 consocias, 52 famílias assistidas. Os vicentinos sobrevivem das doações feitas pelos seus confrades e consócias, bem feitores, auxiliares e donativos em geral.

O Conselho Particular Vicentino de Barbalha, realizou no dia 08 de dezembro de 2007, a eleição para o mandato quatriênio de 2008 a 2011. Foram candidatos os confrades: professor Umberto Brito e José Augustinho dos Santos, aquele professor graduado pela Universidade Regional do Cariri – URCA no ensino de língua-portuguesa e língua inglesa e respectivas literaturas. E este, presidente da CAGECE no município de Barbalha, presidente atual da conferência Nossa Senhora Auxiliadora. O professor Umberto Brito foi eleito numa disputa acirrada, com um voto de diferença, o confrade Augustinho José dos Santos, obteve 10 votos e o professor Umberto Brito, 11 votos. Na ocasião estava presente a atual presidente do Conselho Vicentino de Barbalha Salvani Lavor; e a presidente do conselho central do Crato, Maria Ivone dos Santos. A posse do presidente professor Umberto Brito deu-se na segunda semana do mês de janeiro de 2008. No primeiro ano de mandato, o presidente professor Umberto Brito realizou reformas importantes no prédio da sede do conselho particular vicentino de Barbalha. Como exemplo a reforma de toda estrutura elétrica e reformas físicas, para isto incentivou os confrades e consocias em diversas campanhas, com o objetivo de arrecadar recursos para efetuar a obra. (Livro de ata de reuniões do Conselho Particular Vicentino de Barbalha 2008).

A atual diretoria do Conselho Particular Vicentino de Barbalha esta assim constituída:



 Presidente: Professor Umberto Brito

 Vice Presidente: José Aparecido dos Santos

 1º Tesoureiro: Arlindo Antônio Duarte

 2º Tesoureiro: Maria de Fátima Trajano

 1º Secretário: Francisco Vieira Leite

 2º Secretário: Aparecida Xavier

 Diretora de Patrimônio: Maria de Fátima do Nascimento

 Diretor Espiritual: Padre Renato Simonetto

 Orador Espiritual: Expedito Pereira de Figueiredo.



Vale salientar que os trabalhos desenvolvidos no Conselho Particular Vicentino de Barbalha desde a sua fundação em 07 de agosto de 1896, foram fatores preponderantes para que hoje os vicentinos colhessem os frutos da dedicação dos que passaram pela Sociedade de São Vicente de Paulo em Barbalha. Não se pode esquecer a incansável luta dos excelentíssimos: Dr. Pio Sampaio, José de Sá Barreto Sampaio, Zuca Sampaio, Virgílio de Souza Torres, Raimundo de Sá Barreto Duarte, Expedito Pereira de Figueiredo, Lyrio Callou, Zenival, José Augustinho dos Santos, e outros nomes que se perpetuarão na história da Sociedade de São Vicente de Paulo: “Salve, pois, a plêiade de idealistas pioneiros que há 105 anos passados já pensavam em caridade em serviço social para amenizar o sofrimento do povo. E quando Barbalha comemorou em sessão solene os cem anos de sua conferência da Imaculada Conceição de Maria, havia entre os seus vicentinos e na fila da frente, três filhos de um dos seus fundadores, Zuca Sampaio, Dr. Pio Sampaio, Sr. Antônio Costa Sampaio, Sr. José Barreto Sampaio, notável exemplo de fidelidade aos ensinamentos paternos. Salve vicentinos de Barbalha. (NEVES, 80: 2000).

A sociedade São Vicente de Paulo tem papel fundamental na assistência aos menos favorecidos como ementa o texto abaixo:



“Prezados confrades: pertenceis a esta sociedade que nasceu pequenina e hoje é já uma grande árvore frondosa a sombra de cujos galhos muitos (...) e muitos corações aflitos encontram lenitivo. E para que não desmeuçais o título que tendes de bom confrade, procurai-vos integrar no verdadeiro espírito das conferências, mesmo que vos seja exigido um pouco de renuncia. Prezados confrades: vejamos num relance as disposições que devem presidir os espíritos de todo confrade nas conferências, na sua missão mais nobre de visitante de uma família socorrida. O confrade, esta mesma caridade que tem abrasado o coração dos santos, esta virtude que tanto bem espalha na Terra e que tanta recompensa recebe de Deus”. (Grifo nosso). (Trecho do discurso do Ilmo. Lyrio Callou, durante a assembléia geral dos vicentinos em 12/02/1967, Callou, 221: 2002).



Desta feita a Sociedade de São Vicente de Paulo termina o ano de 2008, 2009 e 2010 confiantes e firmes, embasados nos princípios de seu fundador, o bem aventurado Antônio Frederico Ozonan “abraçar o mundo numa rede de caridade”. (Regra da Sociedade de São Vicente de Paulo, 259, 2007).



RELAÇÃO ATUAL DAS CONFERÊNCIAS VICENTINAS SUBORDINADAS AO CONSELHO PARTICULAR VICENTINO DE BARBALHA



Conferência Sagrado Coração de Jesus. Bairro Alto Alegria. Reuniões as 19:00 horas aos sábados. Presidente: Maria Felix do Nascimento. Fundação: 25/11/1920.

Conferência Imaculada Conceição de Maria. Bairro Centro – Prédio Sede. Reuniões as 08:00 horas da manhã aos domingos. Presidente: Salvani Lavor. Fundação: 01/04/1883.

Conferência Santo Antônio. Bairro Centro – Prédio Sede. Reuniões as 08:00 horas aos domingos. Presidente: Carminha. Fundação: 28/04/1893.

Conferência São José das Cidades. Bairro Centro – Prédio Sede. Reuniões as 08:00 horas aos domingos. Presidente: Aparecida Xavier. Fundação: 14/04/1918

Conferência Assunção de Nossa Senhora. Bairro Centro - Prédio Sede. Reuniões as 08:00 horas aos domingos. Presidente: Ozéias Leite. Fundação: 17/08/1919

Conferência Nossa Senhora do Rosário. Bairro Centro – Prédio Sede. Reuniões às 08:00 horas, aos domingos. Presidente: João Miguel. Fundação: 01/11/1906

Conferência Nossa Senhora Auxiliadora. Bairro Centro – Prédio Sede. Reuniões as 08:00 horas aos domingos. Presidente: José Agustinho dos Santos. Fundação: 08/12/1921.

Conferência São Francisco de Assis. Bairro Alto da Alegria. Reuniões as 19:00 horas aos sábados. Presidente:Raul Renan. Fundação: 22/11/1920
Conferência Nossa Senhora de Fátima. Sítio Pelo Sinal. Reuniões ao meio dia, aos domingos. Presidente: Dona França. Fundação: 08/12/1952.

Conferência Senhora Sant’ana. Sítio Rua Nova. Reuniões a 14:00 horas aos domingos.

Presidente: Dona Socorro. Fundação: 10/12/1993.

Conferência Santo André. Bairro Santo André. Reuniões as 12:00 horas aos domingos.

Presidente: Arnaldo. Fundação: 01/09/1998.

Conferência Nossa Senhora da Saúde. Sítio Bairro Vermelho. Reuniões aos domingos as 12:00 horas. Presidente:Roseli. Fundação: 12/10/1982.

Conferência Bom Jesus dos Aflitos. Distrito do Caldas. Reuniões aos domingos as 12:00 horas. Presidente: Joelma Cordeiro. Fundação: 19/09/1915.

Conferência Santa Terezinha. Bairro Cirolândia, reuniões aos sábados as 19:00 horas.

Presidente:Antonio Alves Vitorino. Fundação: 16/03/2005.

Conferência Santo Expedito. Bairro Cirolândia, reuniões aos sábados as 19:00 horas.

Presidente:Sara Juliana. Fundação: 12/12/2006.



Assim segue a sociedade de São Vicente de Paulo em Barbalha, no Brasil e em quase todo o mundo, suscitando a caridade em benefício daqueles que dela precisam, sobretudo aos mais pobres.



23 de dezembro de 2010 - Barbalha – Ceará



autores citados:Dr Napoleão Tavares Neves e Dr. Lirio Callou-grandes historiadores da cidade de Barbalha-Ceará















































Continue lendo >>