“Glória e louvor ao ínclito Vicente,
Oh meu bom Pai e santo protetor,
Sois na Igreja um sol resplandecente,
Louvar-vos-ei alegre e com fervor.
Ao nosso Deus glória e louvor Eternamente!
Ao Deus de São Vicente,
Glória e louvor! Glória e amor!
Por nos ter concedido, protetor tão querido”!
(Trecho do Hino a São Vicente de Paulo. Letra por Padre Edésio Lima. Melodia por Dom Belchior Neto. Oficializado pela Lei Municipal de São Paulo 14781 de 2008).
O crescimento do povo católico de Barbalha fez com que as lideranças religiosas da comunidade de Santo Antônio elaborassem, ainda na década de 90, um projeto audacioso, a paróquia de São Vicente, de maneira que possibilitasse um desempenho maior da missão evangelizadora da igreja. Haja vistas que os padres existentes não davam conta de um número vasto de capelas. A paróquia de São Vicente surgiu desta necessidade, como também de várias reuniões em diversas comunidades da paróquia de Santo Antônio. De início não foi fácil convencer os seus paroquianos. Esta missão do desmembramento da paróquia de Santo Antônio coube ao padre Leomar Deon que o fez tão bem. Desta feita o povo cristão terminou a aceitá-la. Assim ementa o seguinte texto: “uma das novas paróquias foi desmembrada da paróquia de Santo Antônio de Barbalha, tendo como padroeiro São Vicente de Paulo, cuja capela no bairro Alto da Alegria será igreja matriz”. (Diocese do Crato, novembro de 2007). Durante o dia 30 de dezembro de 2007 a comunidade do Alto da Alegria se organizou para receber seu pastor diocesano, Dom Fernando Pânico, que numa missa solene por decreto episcopal criou neste dia a segunda paróquia da cidade de Barbalha, empossando seu primeiro administrador paroquial, o padre Lenilson Laurindo da Silva, vindo da paróquia de Várzea Alegre. A matriz de São Vicente de Paulo tem sob a sua administração as seguintes capelas:
Capela Mãe Rainha – Sítio Mata dos Dudas
Capela São Pedro Apóstolo – Sítio Santana
Capela São Pedro Apóstolo – Casas Populares
Capela São João Batista – Sítio Brejinho
Capela São João Batista – Distrito Estrela
Capela São João Batista – Sítio Brejão
Capela Divino Salvador – Parque Bulandeira
Capela São Francisco – Sítio Venha Ver
Capela Santa Luzia – Sítio Lagoa
Capela Nossa Senhora Aparecida – Bairro Malvinas
(Cruz, 21: 2008).
No dia 27 de setembro, já como paróquia, padre Lenílson Laurindo da Silva realizou a maior festa em honra de São Vicente, a procissão saiu da igreja matriz percorrendo as ruas do bairro Alto da Alegria. Os movimentos paroquiais compostos por pastorais e sociedade São Vicente de Paulo seguiam o andor principal compunham, a ida, a procissão diversos santos das comunidades agregadas a matriz de São Vicente. Encerra-se assim a festa de São Vicente, que neste ano iniciou no dia 17 de setembro com missa solene na matriz, as dez horas da manhã, e concluiu seus festejos com a missa solene de encerramento logo após a procissão no dia 27 de setembro deste ano. “Vale salientar que a reconstrução da capela do Sítio Brejão será um desafio para os paroquianos de São Vicente, sobretudo de seu pároco que até então não tem medido esforços para concluí-la. Com o dinamismo de padre Lenilson Laurindo da Silva e com seu caráter democrático, fará um belíssimo trabalho” (Entrevista cedida pelo Prof. Umberto Brito em 11/10/2008). Ora, iniciou a reforma na parte interna e externa da matriz e já possui projeto de ampliação do templo principal.
- CRUZ, Polyana Silva. Guia turística de Barbalha. Barbalha Terra de Santo Antônio – 2008. 5ª Ed. Gráfica e Editora Royal – Juazeiro do Norte – 2008.
Autor citado:
fonte: Maria Zuleide de Lima-Igreja Católica-Comunidade em Ação/2009
IGREJA CATÓLICA DE BARBALHA – COMUNIDADE EM AÇÃO
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário