sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Legião de Maria em Barbalha

. O Espírito da Legião
                                                                                    por prof. Umberto Brito
“O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários se esforçaram, de modo particular, por adquirir a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a aplicação nasal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, a sua fé, virtude que só ela praticou no mais alto grau, jamais igualado, inspirada nesta fé e neste amor de Maria, a Legião lança-se a toda a tarefa, seja ela qual for e sem alegar impossibilidades, porque julga que tudo lhe é possível e permitido” (Imitação de Cristo, L. III: 5). (Texto extraído do Manual da Legião. Capítulo 3, página 12).
Em Barbalha a legião de Maria não dispõe muito de documentos oficiais de sua fundação, salvo o que consta registrado no livro de atas de reuniões, o que dispomos aqui, são dados coletados em entrevistas à legionária Alzenir L. Sampaio quanto à denominação, os grupos legionários possuem nomes de acordo com a ladainha de Nossa Senhora e dividem-se em “preasidium”. Dentro da Legião de Maria, ementou a legionária supracitada: “existem categorias diferentes conforme a participação de seus membros – portanto, membros ativos: aqueles que estão constantemente nas atividades legionárias. Membros auxiliares: aqueles que rezam em seus lares; Pretoriano: é um membro que participa ativamente, ou seja, vai à missa diariamente e reza o ofício de Nossa Senhora; e adjuntores: é o sacerdote e os religiosos, eles rezam o ofício diariamente”. (Entrevista cedida em 20 de novembro de 2008).
Os fundadores dos primeiros preasidium em Barbalha tiveram a preocupação em escolher os locais de reuniões, acolherem seus adeptos, carinhosamente chamados filhos e filhas de Nossa Senhora. Em virtude da dedicação aos pobres e a igreja, não há muitos e nem honrarias entre seus membros. “Os nomes dos primeiros fundadores da Legião de Maria foram: Irmã Alzenir Celestino, Irmã Noezia, Irmã Nilda, Irmã Leliane Barreto, Irmã Marluz Freitas, Irmã Lenira, Noete, Lindete, Irmã Cidália, Irmã Edelrizia, Irmã Carmélia, Irmã Leda e Irmã Maristela. Não temos destaques, pois todos nós legionários trabalhamos por um só objetivo, divulgar o nome de Maria, para ser mais reconhecida e também no sentido da salvação do próximo, ou seja, regatar pessoas para a igreja. Sua fundação em Barbalha aconteceu em 22 de julho de 1959”. (Trechos da entrevista já citada).
A Legião de Maria tem uma missão, estreitar os laços entre o próprio movimento e a igreja, uma vez que, é base da própria igreja, portanto devem caminhar juntos num trabalho efetivo e constante em consonância com sua mediadora Nossa Senhora. A fim de que ambos possam conduzir suas ovelhas ao bom pastor, Jesus Cristo. De acordo com a entrevista cedida pela legionária Alzenir L. Sampaio, há uma relação mútua entre a igreja católica em Barbalha com a legião de Maria, assim comenta a filha de Maria sobre esta relação “é conduzir o sacerdote no meio do povo, tornando compreensível, a sua função e valorizando a sua influência: é um elo entre Legião e Igreja”.

Sobre sua participação nas atividades da igreja em Barbalha, completa:
“Sem dúvidas é na evangelização, um trabalho primordial, dando uma grande ajuda na igreja. É a evangelização de casa em casa, nos hospitais, etc. Catequese, terço em família, movimento de instrução de adultos, movimento das primeiras sextas-feiras, entronização”. (11 de novembro de 2008).
Hoje, a legião de Maria em Barbalha está muito bem estruturada, espalhada em diversas comunidades, reunindo a cúria imaculada de Barbalha, com 24 grupos, sendo na zona rural e zona urbana. Com o desmembramento desta cúria, surgiu o cúrio mãe do bom pastor, com sede na capela de Santa Terezinha, no bairro Cirolândia, somando sete grupos e uma cúria juvenil com três grupos na igreja do Rosário. Num total geral de trinta e quatro grupos. De costume a legião de Maria homenageia a Nossa Senhora, com espírito de amor e obediência perfeita no mês de maio, no mês de agosto – assunção de Nossa Senhora, dia sete de setembro – festa da natividade e sete de outubro – aniversário da legião na cidade de Barbalha, doze de outubro; e oito de dezembro – dia da Imaculada Conceição. (Entrevista cedida em 11 de novembro de 2008).
O engajamento, a obediência ao sagrado coração de Maria aproxima os legionários de outros movimentos, a exemplo disto, são os vicentinos, da sociedade de São Vicente de Paulo, aliados as paróquias de Barbalha fortalecem o serviço de evangelização e social da igreja católica.


      fonte;Maria Zuleide de Lima Nogueira-igreja católica de Barbalha-Comunidade em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário