segunda-feira, 23 de maio de 2011

INSTITUTO CULTURAL DO VALE CARIRIENSE – ICVC CASARÃO CENTENÁRIO.

Fonte:De: icvccariri@hotmail.com  para umbertobrito43@yahoo.com.br

O Presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense - ICVC, professor Hugo de Melo Rodrigues dentro do Programa Centenário realizado pela instituição que reconhece pessoas, lugares e fatos que em 2011 completam cem anos, presidiu no dia 06 de maio, importante solenidade que teve como Presidente de Honra o Professor Antônio Alves, e foi realizada no Sítio Brejo Seco em Juazeiro do Norte, reconhecendo o Casarão da Família Sá Barreto com o Diploma de Mérito Centenário. A solenidade foi prestigiada pelo Pres. da Comissão do Centenário, Dr. Geraldo Menezes Barbosa, fundadores do ICVC: Professora Antélvia Cândido, os Vice-presidentes do ICVC: Maria do Rosário e Pedro Bandeira, inúmeros acadêmicos da instituição, familiares das homenageadas (As senhoritas Geli, Tereza e Marle), que vivem no Casarão Centenário.

Continue lendo >>

quinta-feira, 19 de maio de 2011

RELATO SOBRE O I ALA -1º ALMOÇO LITERÁRIO DE ASSARÉ E I EPA - 1º ENCONTRO DE POETAS DE ASSARÉ

fonte:de:"Instituto Cultural do Vale Caririense ICVC" icvccariri@hotmail.com para umbertobrito43@yahoo.com.br


Amigos, saudações!


Segue Relatório da Nossa Sessão Solene em Assaré.

Atenciosamente


Hugo de Melo Rodrigues

Pres. do ICVC

Instituto Cultural do Vale Caririense

Membro da Sociedade dos Poetas de Barbalha

Membro do Conselho Estadual da Cultura (Ceará)



No dia 1º de maio de 2011 aconteceu na Chácara Recanto do Canoas em Assaré-Ce, o I ALA - 1º Almoço Literário de Assaré e o I EPA - 1º Encontro de Poetas de Assaré, idealizado e coordenado pela Profª e escritora Antonia Rodrigues.

O evento contou com a presença do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), da Academia dos Cordelistas do Crato (ACC), da Sociedade dos Poetas de Barbalha (SPB) e da Academia da Poesia Popular do Assaré, além de muitos convidados que prestigiaram o referido evento.

Com a intenção de promover um intercâmbio cultural e uma maior interação entre os poetas, a professora Antonia Rodrigues tem como objetivo principal lançar o dia da poesia para avivar e valorizar os poetas da nossa terra - ASSARÉ – tendo em vista ser a terra da poesia e berço do nosso querido e imortal Patativa do Assaré, embora sem nenhuma ação por parte daqueles que estão a frente das Instituições Culturais de Assaré.

Em clima de festa e de muita descontração, ao som da pé- de- bode de Chico Paes serviu-se um lanche e em seguida, iniciou-se a Solenidade com a abertura feita por um membro da Academia dos Cordelistas do Crato, Maria do Rosário para composição da Mesa, a qual foi formada por Antonia Rodrigues que presidiu a Solenidade, Hugo de Melo Rodrigues presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense, Luciano Carneiro representando a Academia dos Cordelistas do Crato, José Fidelis Araújo presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha, Manuel do Cego Membro da Academia da Poesia Popular do Assaré, Srª Isabel Cristina presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré, e o senhor Geraldo Gonçalves, filho do poeta Patativa do Assaré.

Destacamos a presença dos poetas/cordelistas Manuel do Cego, Miceno Pereira da Silva, Elizeu, Francisco Edival, Francy Freire, Aldemá de Morais, Bastinha, Mana, José Sebastião Rodrigues, José Joel, Maria do Rosário, o senhor Liberato e Josenir Lacerda Co-fundadora da Academia dos Cordelistas do Crato -ACC e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC. A Profª Socorro Rosado, amigos e familiares.

Após os discursos dos componentes da mesa, foi o momento das apresentações dos artistas: poetas, violeiros, sanfoneiro, que abrilhantaram ainda mais aquele momento.

O almoço foi acompanhado pela beleza da poesia, dos cantos, do som das violas e da pé-de-bode, alimentando o corpo e a alma dos presentes, porque via-se no brilho dos olhos e no sorriso escancarado de cada um a alegria e a felicidade em participar de uma festa tão simples e tão grande.

Houve sorteio de livros, distribuição de cordéis, muitas conversas, conhecimentos e troca de saberes.

Ficou agendado o II ALA e o II EPA /2012 para o dia 14 de março por ser o dia em que se comemora o Dia Nacional da Poesia.

Parabéns a Profª Antonia Rodrigues por ter proporcionado um momento tão grandioso para a História da Cultura do Assaré.


Profª Mª Deusimar de Abreu

                                                                            Assaré, 11 de maio de 2011.

Continue lendo >>

domingo, 15 de maio de 2011

Fundada por Jovens e para Jovens!

Fonte : Boletim Brasileiro da SSVP março/abril 2011,pag 26

Apresentação da Comissão Nacional de Jovens na Romaria Nacional dos Vicentinos em Aparecida-2010

A Sociedade de São Vicente de Paulo nasceu no seio de um grupo de jovens amigos, com o objetivo de irem ao encontro dos pobres e praticarem a caridade. Hoje, continua o mesmo desafio da época: servir os mais necessitados e ampará-los nos sofrimentos deles.

Naquela época, muitos eram os anseios da juventude. Nada diferente de nossa realidade atual. Os jovens sonhavam por um mundo melhor e buscavam lutar dentro de suas limitações para que pudessem conquista-lo. Hoje, ademais os anseios de nossos fundadores por meio da prática da caridade, almejamos a nossa santificação pessoal e ao constante crescimento e renovação desta grande “Rede de Caridade”.

As comissões de Jovens devem buscar sempre revitalizarem a nossa rede de caridade em uma rede de amizade, onde uns acolhem os outros e passam a fazer parte de suas vidas mutuamente, trocando experiências, partilhando os anseios e também as angústias, confraternizando com os amigos de caminhada e missão as experiências vividas seja nos aspectos missionários, pessoais ou profissionais.

Durante toda a caminhada, o jovem está sujeito aos erros e acertos, mas acima de tudo, prevalece o espirito da caridade e a imensa vontade em acertar nos projetos da SSVP, buscando a unidade da diversidade e compreendendo que este é o grande desafio na fase juvenil, quando os questionamentos surgem facilmente. Nessas situações, atitudes como a escuta, diálogo, compreensão, discernimento, autoajuda, esperança, mas sobretudo, a perseverança fortalecerá cada jovem em sua caminhada missionária.

Jesus disse: segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens. Eles imediatamente deixaram as rede e o seguiram “(mt 4, 19-20). Hoje, somos chamados por Jesus a segui-lo nas fileiras da sociedade de São Vicente de Paulo, cativando outros jovens a fazerem parte desde movimento, proporcionando a eles o espaço que precisam para serem missionários, para serem jovens que evangelizam outros jovens.

Mas nesta estrada, podemos passar por momentos quando os jovens irão optar por seguir outro caminho, irão fazer escolhas que os tornarão felizes seguindo a Jesus Cristo. Mesmo em outros campos de batalha, estarão também do nosso lado, derramando azeite sobre as feridas dos que sofrem, pois o carisma de Vicente de Paulo estará dentro do coração de cada um que por esta ‘Sociedade’ passar.

O chamado missionário acontece quando Deus nos escolhe. Neste momento é preciso estar pronto a servir Jesus Cristo na pessoa do pobre, e prontamente dar o “SIM” ao serviço do Reino de Deus. talvez, surjam neste momento as dúvidas relacionadas ao fato de estarmos prontos ou não para este chamado, mas se Ele nos convida que confiemos na providência divina e de fato nos entreguemos ao serviço. Cristo morreu por nós e continua de braços abertos para nos acolher. Ele te escolheu porque você é importante para Ele, aos pobres e à sociedade de São Vicente de Paulo.

Por mais desafios que surjam na caminhada Vicentina, Seja forte! Seja Jovem! A SSVP precisa de Você. Os pobres aguardam o bom trabalho das comissões de jovens para que possamos atendê-los mais e melhor!!!



Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Confrade Vitor Carvalho Gomes

Coordenador da Juventude da Região II

Continue lendo >>

sábado, 7 de maio de 2011

Círculo Operário Católico São Jose de Barbalha

fonte:Maria Zuleide de Lima Nogueira-IGREJA CATÓLICA DE BARBALHA – COMUNIDADE EM AÇÃO/2009.

As organizações religiosas trazidas a Barbalha, mas precisamente no final do século XIX para o início do século XX, partiram da necessidade de recriar oportunidades de trabalho e soluções para os problemas sociais, principalmente a fome e a miséria, decorrente do descaso do poder público. Em virtude desses problemas sociais a classe operária carecia de uma entidade que estivesse ao seu lado para apoiá-la e garantir sua sobrevivência. “O círculo operário São José surgiu no Brasil, em 1930, como sindicato para dar assistência ao trabalhador desocupado. Em Barbalha, no ano de 1932, foi fundado o Círculo Operário São José de Barbalha, em 19 de março”. (Trecho da entrevista com o presidente José Augustinho dos Santos em 15 de novembro de 2008).

Segundo o Sr. José Augustinho dos Santos, o Círculo Operário São José vem realizando rigorosamente suas atividades sociais junto às pessoas carentes de Barbalha. Os circulistas, como são chamados, tem sua maior festa, durante o mês de março, com os festejos ao santo, considerado patrono dos circulistas, São José. Neste dia são várias as atividades festivas, desde a novena ao desfile da banda filarmônica São José pelas ruas da cidade, esta com sede a Avenida Coronel João Coelho, S/N, centro de Barbalha. O Círculo Operário São José através de sua escola de música proporciona aos jovens a oportunidade de estudos musicais em sua própria cidade. Sobre a fundação e atividade da Filarmônica São José, discute o seguinte texto:

“A Filarmônica São José é de propriedade do Círculo Operário de Barbalha. Fundada em 1945 pelo presidente José Eduardo de Sá Barreto e hoje com a fundação da escola de música Major Anísio instrui jovens a se promoverem. A filarmônica São José exerce as suas atividades com músicos amadores e é composta de um maestro e vinte músicos.

A Filarmônica São José se apresenta durante toda a festa de Santo Antônio, em alvorada festiva nos seguintes horários: 05:00 horas e 12:00 horas. À noite vai buscar a imagem de Santo Antônio na casa do noitário, vindo em cortejo processional até a igreja Matriz. Após missa, acompanha a imagem, indo entregar na residência do noitário seguinte”. (Idem, pág. 37: 2000).

Os primeiros circulistas considerados os fundadores do Círculo Operário São José, segundo o Sr. José Augustinho dos Santos, foram: Henrique Fernando Lopes, Melquiades da Costa Veloso, Antônio José de Queiroz, José Paulo, João Fidele, Cláudio Couto, José Duarte de Sá Barreto. Destacando-se entre eles a figura dos circulistas Henrique Fernando Lopes, José Duarte de Sá Barreto, Claudio Couto. Quanto ao patrimônio erguido em benefício dos circulistas pobres está reduzido hoje ao prédio em que funciona a Caixa Econômica Federal(* dentre outros, onde funcionou também )a sede do Círculo Operário Católico São José localizado à Avenida Coronel João Coelho, nº 55, centro de Barbalha.

Hoje a diretoria está assim constituída:

Presidente: Augustinho José dos Santos

Vice-Presidente: João Teixeira de Luna*
Tesoureiro: Valdeci Monteiro Melo

Secretário: Francinete Rolim

Comissão de Compras: Letícia Pereira e Miguel Davi de Santana

O Círculo Operário São José desenvolve suas atividades em parceria com a paróquia de Santo Antônio. Possui um quadro de sócios gozando de todos os direitos estatutários. As reuniões acontecem em sua sede, mensalmente. (Entrevista concedida em 15 a 20 de novembro de 2008).



*acrescentado pelo autor deste blog.

Continue lendo >>